Hoje é sexta-feira, 15 de novembro de 2018, começa em todo país a semana da música # Hoje o Brasil volta a campao para mais um amistoso pós Copa do Mundo. Desta vez contra o Uruguai, às 16h30, horário de Brasília,
orizon supplier jose oliveira humberto gomes granel quimica
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 BP Changri-lá
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa 2014
 C. Confederações
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Fenamar reúne Agentes Marítimos em São Luís para debater temas da categoria
A entidade representa 13 sindicatos no Brasil e mais de uma centena de Agências de Navegação


Os presidentes da Fenamar e do Syngamar no encerramento do evento
A cidade de São Luís recebeu, entre os dias 22 e 23 de março, toda a diretoria da Federação Nacional das Agências de Navegação FENAMAR, REPRESENTADA POR: Waldemar Rocha Junior – Presidente; André Zannin – Diretor Executivo; Os Diretores: André Luiz Lettiere E Moacyr Benelle E O Consultor Jurídico Francisco Carlos De Morais Silva Filho e um grande numero de presidentes de Sindicatos dos principais estados do Brasil para realização da Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária da entidade, que escolheu a capital maranhense para o seu primeiro encontro nacional de trabalho do ano. Presentes conselheiros e representantes dos seguintes sindicatos: João Antônio Garcia Jr,  do Pará e Amapá; Jorge Afonso Quagliani Pereira,  do Maranhão; Bruno Lughetti,  do Ceará;  Edvaldo Barreto Neves Baptista Filho,  de Pernambuco; André Luiz Macena de Lima,  de Alagoas; Paulo César Alves Do  Espirito Santo; José Carlos Ribeiro Gomes, do Rio de Janeiro; Marcelo Chaves Neri Dos Santos De São Paulo Argyris Ikonomou, do Paraná.

O evento teve como anfitrião o Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Maranhão – SYNGAMAR, que, na pessoa do seu presidente, Jorge Afonso Quagliani Pereira, fez as honras da casa e garantiu, com a eficiência e a competência de sempre, um encontro dos mais proveitosos em termos de esclarecimentos e trocas de experiências entre agentes marítimos dos “muitos Brasis” que estão contidos neste país de proporções continental chamado Brasil. Além dos representantes da Fenamar e dos Sindicatos de Agentes de Navegação, o encontro contou com o prestígio da Marinha do Brasil, representada pelo Vice-Almirante, Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, Comandante do IV Distrito Naval e o Capitão dos Portos do Maranhão, CMG Marcio Ramalho Dutra e Melo. Também presentes nas atividades de trabalho e sociais os comandantes militares do 24º BIS Exército o Tenente Coronel Marcus Vinicius Soares Guimarães de Oliveira, o Diretor do Centro de Lançamento de Alcântara Coronel Luciano Valentin Rechiuti - representando Aeronáutica do Brasil -, além do diretor da Companhia de navegação  Norsul, o senhor Carlos Alberto Carlone e  os  Diretor da Camorim, José Carlos Micas, que veio que veio do Rio de Janeiro apenas para este evento.

Logo no primeiro dia do encontro, o Presidente da Fenamar, Waldemar Rocha Júnior, fez uma palestra na sede campestre da Capitania dos Portos, no Jenipapeiro, onde mostrou a pauta de trabalho que seria desenvolvida nos dois dias de encontro, destacando, entre outros o temas relacionados a indispensabilidade do Agente Marítimo. “O navio jamais atraca sem a presença de um  Agente Marítimo, afirmou. Outros temas como “Código Comercial Mandatário”, “Reuniões com os associados  para  ouvir seus próprios problemas”, “ADIN em tramitação em Brasília”, “Amicus Curiare” e uma “Vigilância constante em novas legislações e alterações” fizeram parte da pauta trazida pela Fenamar e pela sua diretoria para serem discutidos em São Luís.

Waldemar Rocha Júnior lembrou também que a entidade nacional, presente em quase todo o país, congrega hoje 13 sindicatos, que por sua vez, agrupam 350 Agencias Marítimas. Essa representatividade tem contabilizado algumas conquistas importantes, tais como a consolidação da Lei nº 11.791, de 02 de outubro de 2008 o dia 23 de Junho, que criou o Dia Nacional do Agente Marítimo, dando legalidade a uma atividade que existe desde os primórdios da história. Na lista de conquistas o presidente da Fenamar ainda destacou as contribuições ao texto da Súmula 50 da AGU e ANVISA; DPC, revisões de multas da  Marinha a Embarcação; Multas SISCOMEX, e ainda ganhos jurídicos em processo vinculante ao DL 2472 de 1988.

Outro destaque da Fenamar é a implantação do SELO DE QUALIDADE FENAMAR. Trata-se de uma Certificação emitida em favor das empresas associadas aos Sindicatos locais, que visa atestar a eficiência e a credibilidade das Agências Marítimas de todo o país. A empresa para solicitar tal certificação precisa, obrigatoriamente, estar filiada a um dos 13 sindicatos sócios da Federação. O objetivo, segundo explicou o presidente Waldemar Rocha Júnior, “é elevar o nível da conduta ética e profissional praticada pelos Agentes Marítimos; Difundir um nível adequado de conhecimento profissional e experiência, essenciais para a execução eficiente na prestação de serviços; Encorajar os Agentes a ser tornarem empresas sólidas através de boas práticas financeiras; Contribuir no combate às fraudes; estabelecer  linhas de conduta para que as entidades do setor tenham condições de aplicar e manter normas em prol do fortalecimento do sistema de Agenciamento Marítimo”.

Na solenidade/jantar de encerramento, o presidente da Fenamar Waldemar Rocha cumprimentou e agradeceu o Vice Almirante, Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, Comandante do IV Distrito Naval e o Capitão dos Portos do Maranhão, o CMG Marcio Ramalho Dutra e Melo, Capitão dos Portos do Maranhão, as demais autoridades militares. Ao mesmo tempo, entregou ao anfitrião do evento, Jorge Afonso Quagliani Pereira, presidente do SYNGAMAR, uma placa de reconhecimento pelo sucesso do encontro em terras maranhenses. E destacou ainda: “Agradeço ao meu querido amigo Jorginho pela excelente acolhida, a esta cidade, e a toda equipe e diretoria do Syngamar. Também um agradecimento especial a Capitania dos Portos e ao Comandante Dutra pelo inegável apoio durante estes dois dias da nossa Assembleia Geral”.

Jorge Afonso, por sua vez, agradeceu a cada um dos presentes, em especial as autoridades da Marinha e demais forças como Exército e Aeronáutica e as empresas patrocinadoras do evento como:  Vale, SMART PILOT; Internacional Marítima, APEM, MARANHÃO PILOT, SAAM SMIT, CAMORIM, SERVIPORTO; EMAP; SECRETARIA DE TURISMO DO ESTADO DO MARANHÃO e Capitania dos Portos. Em seguida, o presidente do SYNGAMAR fez uma retrospectiva de sua vida de agente marítimo e citou, entre suas referências de aprendizagem e exemplo, Ernest Pflueguer. “Ele não está mais no meio de nós, mas foi com pessoas como  ele que prendi muita coisa. Ensinamento de uma geração memorável. O maior deles foi saber inserir o sentimento do amor, força motriz responsável pelo sucesso do nosso trabalho e do nosso esforço coletivo de fazer sempre o melhor”, afirmou Jorge Afonso.

Aproveitando o momento festivo, o próprio Jorge Afonso fez a entrega do Selo de Qualidade Fenamar a Agência de Navegação Unimar. SR. André Lettieri e Emmanoel Sampaio  receberam o selo em nome da empresa certificada.

As fotos a seguir mostram os diversos momentos do Encontro Fenamar, entre os quais Coquetel de boas vindas no Circulo Militar do Exército, (música ao vivo com o grupo Samba de Yayá); Assembleia Geral no Hotel Luzeiros e o jantar de encerramento realizado no Residencial Recepções, com  música ao vivo sob a responsabilidade de Kiko Músico e Sax, com a 3D Sonorização e apresentações dos Grupos de Dança do Ventre Arianna Lopes e o batalhão pesado do Bumba Meu Boi da Madre Deus.



  

  



  

  

  



  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  



  

  

  



  

  

  



  


Texto: Carlos Andrade, Fotos: Zeka (098 98875 0677)

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Redação
Data da Notí£©a: 25/03/2018

Untitled