Hoje é domingo, 25 de fevereiro de 2018, Dia da criação do Ministério das Comunicações # Confuncio disse: Se queres aprender o futuro, estuda as lições que o passado lhe ensinou.
cargas e cais internacional maritima propaganda2 jose oliveira
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 São Luis 405 anos
 Copa 2014
 Copa Confederações
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Primeiras chuvas de fevereiro confirmam previsões otimistas dos especialistas para 2018
Segundo o Núcleo Geoambietal da Uema este será um ano de muito mais água em relação ao de 2017


Um ano de chuva para 2018. As previsões dos especialistas baseadas em imagens de satélites tem se confirmado nos primeiros meses, especialmente em fevereiro onde eram esperados 373mm nos 28 dias e antes mesmo dos primeiros seis já caiu 157mm, ou 48% de toda água prevista. Os meses seguintes, segundo o metereologista do Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA serão de chuvas intensas e algumas delas acompanhadas de muitos raios, o que demandam cuidados especiais por parte das pessoas que devem evitar áreas livres como as praias, por exemplo.

A média histórica do período chuvoso entre os meses de fevereiro e maio é de 1593,5 milímetros, porém, em 2014 choveu 1071,6 milímetros entre esses meses; em 2013, 1009,8 milímetros; e em 2012, 850,2 milímetros. No ano passado houve um crescimento significativo, o que serviu como indicativo que em 2018 a quantidade de chuva seria igual, ou até maior que a média esperada. Segundo o Núcleo da UEMA, estão esperados para este mês 373 mm e só nos primeiros cinco dias já choveu 125mm. Pela medição dos Bombeiros e da Defesa Civil essa precipitação é ainda maior: 157,5mm. Ou seja, quase 50% de todo volume esperado para os 28 dias do mês.

De acordo com o metereologista do Nugeo da UEMA, Márcio Eloi, os dados de satélite indicam que o ano de 2018 será mesmo de muita chuva para todo o Estado do Maranhão, especialmente a capital, São Luís, que deve ter fortes temporais, alguns deles acompanhados de uma grande quantidade de raios e trovoadas. A expectativa otimista dos especialistas, se confirmada, poderá subir o nível da reserva do Batatã, que hoje vive uma realidade crítica provocada pelos anos anteriores onde as chuvas ficaram bem aquém do esperado. O Batatã é, ao lado do Sistema Italuís, responsável pelo abastecimento de água de toda a Ilha de São Luís.

De acordo com o site Clima tempo, que registra em gráfico a evolução das chuvas nos últimos trinta anos em São Luís, o mês de maior incidência pluviométricas tem sido abril com picos de até 450mm. Em abril de 2017, choveu apenas 356mm em toda capital maranhense. O monitoramento mostra uma escala ascendente que começa em janeiro, fevereiro e março até abril que é o mês de pico. Então os índices começam a reduzir ate junho, quando praticamente desaparecem e só reaparecem em dezembro. A história dos últimos anos tem sido de poucas chuvas e baixas nos reservatório do Batatã.

A cidade de São Luís tem um clima tropical. Chove muito mais no verão que no inverno. A sua temperatura média de 27.0 °C. Sendo fevereiro o mês mais frio e outubro o de temperaturas mais altas. A média anual de pluviosidade é de 1896 mm. Quando comparados o mês mais seco tem uma diferença de precipitação de 360 mm em relação ao mês mais chuvoso. Ao longo do ano as temperaturas médias variam 1.4 °C. 27.8 °C é a temperatura média do mês de Outubro, o mês mais quente do ano. Com uma temperatura média de 26.4 °C, Fevereiro é o mês com a mais baixa temperatura ao longo do ano. O mês mais seco é Outubro com 7 mm. Com uma média de 367 mm o mês de Abril é o mês de maior precipitação.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Uema/Site Clima Tempo
Data da Notí£©a: 06/02/2018

Untitled