Hoje é domingo, 25 de fevereiro de 2018, Dia da criação do Ministério das Comunicações # Confuncio disse: Se queres aprender o futuro, estuda as lições que o passado lhe ensinou.
propaganda1 propaganda2 humberto gomes jose oliveira
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 São Luis 405 anos
 Copa 2014
 Copa Confederações
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Emap realiza manobras de teste no berço 108 do porto do Itaqui com o navio Shamrock
Com base nos resultados positivos, a direção portuária anuncia inaugração para março deste ano


O navio Shamrock Mercury, de bandeira Panamenha, atracou às 8h50 do último dia 16, para nacionalizar carga de etanol em manobra teste do Berço 108 do Porto do Itaqui. A EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, gestora do porto, coordenou a manobra que encerra a etapa de comissionamento do berço, nome técnico dado ao período de transição entre a construção e a fase operacional dos terminais.

A manobra foi executada com êxito e possibilitou a realização de todos os testes relacionados à operação no píer, entre os quais a validação de acesso na bacia de evolução, acostagem, defensas marítimas, unidades de amarração e arranjo de amarração (avaliação da quantidade de cabos utilizados).

“Em 2015, quando assumimos, a construção do Berço 108 encontrava-se praticamente paralisada, com o convênio federal com pendências técnico administrativas. Por determinação do governador Flávio Dino, iniciamos imediatamente um trabalho para sanear todos os entraves e evitar a descontinuidade, retomando a produtividade da obra em 90 dias e em breve o Itaqui contará com um novo píer para granéis líquidos”, afirmou Ted lago, presidente da EMAP.

Com a entrada em operação do Berço 108, prevista para março deste ano, a capacidade de movimentação de granéis líquidos do Porto do Itaqui deve aumentar em 40%, o que equivale a 4 milhões de toneladas/ano.

A manobra é também o momento de testar fainas que permitem validar o posicionamento do navio no berço para operação, tais como a colocação de escadas e prancha e ratificação das regras da Capitania dos Portos do Maranhão, conforme estudos de modelagens e simulações de manobras realizadas conjuntamente pela EMAP, Capitania e Praticagem.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Assessoria Emap
Data da Notí£©a: 21/01/2018

Untitled