Hoje é 13 de agosto de 2020, dia do Economista # Depois de sofrer a segunda derrota consecutiva, desta vez para o Atlético Goianiense por 3x0, o Flamengo ocupa até então inédita posição de lanterna do Brasileirão.
Papai Noel cargas e cais presidentesdobrasil propaganda2
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar
Presidentes do Brasil
Farol de Mandacaru

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Projeto rio Itapecuru tem avaliação positiva
Implantado nos municípios de Codó e Timbiras, a participação da comunidade garantiu o sucesso das ações


Pescador ribeirinho conserta canoa às margens do rio
O ano de 2006 foi um importante para a preservação do meio ambiente com a conscientização e envolvimento das comunidades foram fortalecidas por ações da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seagro). O Projeto de Revitalização da Mata Ciliar do rio Itapecuru na microbacia Codó/Timbiras, por exemplo, chega ao final do ano como exemplo de ação governamental que superou as expectativas.

O projeto, que foi lançado em 2006, no dia do meio Ambiente (05 de junho), abrangeu inicialmente seis hectares de margem, que foram estendidos para 12 hectares, onde foram plantadas 6.200 mudas de mata ciliar nas áreas inundadas do rio (as vazantes, que ficam na parte baixa) e 3.600 mudas frutíferas dos dois lados do rio, na parte alta, com sistema de irrigação, para geração de renda pelas famílias dos agricultores dos povoados de Boa Esperança e Livramento.

A ampliação da área para 12 hectares, foi possível graças às comunidades envolvidas, pois além das mudas doadas pela Alcoa, elas também produziram suas próprias mudas, totalizando ao final, quase 10 mil mudas, que foram plantadas ao longo do rio, que é a principal fonte de abastecimento de água da capital maranhense.

De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, José de Jesus Sousa Lemos, essa ampliação aconteceu utilizando os mesmos recursos iniciais. “Isso se deve ao comprometimento das comunidades envolvidas com o projeto, que se estrutura sobre um tripé do desenvolvimento sustentável, ou seja, ambientalmente correto, economicamente rentável e socialmente justo, aumentando a qualidade de vida de forma integrada entre o homem e a natureza”, afirmou José Lemos.

Prodim - Através das ações integradas pelo Programa de Desenvolvimento Integrado do Maranhão (Prodim), foi implantada a eletrificação rural para as 150 famílias cadastradas na área do projeto, que já está em sua fase de conclusão. Também pelo Prodim está em vias de aprovação um Sistema de Produção Agroflorestal, com enriquecimento da capoeira através de mudas de espécies nativas e adaptadas de árvores frutíferas e madeireiras.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Assimp/MA
Data da Notí£©a: 28/12/2006

Untitled