Hoje é 13 de agosto de 2020, dia do Economista # Depois de sofrer a segunda derrota consecutiva, desta vez para o Atlético Goianiense por 3x0, o Flamengo ocupa até então inédita posição de lanterna do Brasileirão.
mandacaru alumar40anos orizon supplier Formula Um
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar
Presidentes do Brasil
Farol de Mandacaru

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Estado e Alumar inauguram Parque Itapiracó
As entidades estarão investindo dois milhões de reais em ações de preservação da fauna e da flora


Governador conhece a trilha do Parque
Dando prosseguimento à entrega de obras em todo o Maranhão quando finaliza o seu mandato, o governador José Reinaldo Tavares inaugurou nesta quarta, (20), a primeira etapa do projeto que envolve a  Área de Proteção Ambiental do Itapiracó.

Ao seu lado estava o secretário de Estado de Meio Ambiente Othelino Neto e o gerente de sistemas da Alcoa da América Latina Ricardo Xilaier, representando o diretor geral da Alumar-, Nilson Ferraz, além do representante da sociedade civil, Jânio Abreu, que juntos visitaram o prédio onde funcionará em breve, o centro administrativo, o centro de visitação da APA, a unidade móvel de controle ambiental de monitoramento e a trilha que dá acesso ao rio itapiracó. No Parque funcionará ainda, uma central de policiamento ambiental.

O APA é resultado  de parceria entre a ALUMAR e várias entidades da sociedade civil organizada. Possui uma área de  322 hectares  e é formado por um conjunto de elementos como fauna e flora nativos, além de duas nascentes que deságuam em  bairros próximos como Cohatrac e Parque Vitória, originando o rio Paciência. De acordo com assessores da secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA, os moradores estão sendo orientados para o controle de densidade populacional, “caso contrário, haverá um processo de desagregação, o que prejudicaria de forma direta o projeto que envolve todo o sistema ambiental”, disse Inácio Amorim, superintendente de Educação Ambiental do SEMA.

O APA, que ainda se encontra em construção, será espaço garantido para visitação pública, lazer e a realização de oficinas e eventos relativos ao meio ambiente. Também é indicado para o intercâmbio com as universidades e escolas. A gestão compartilhada com a Alumar garantirá a interação com a sociedade de modo geral para que haja o desenvolvimento sustentável.

O projeto total foi orçado em R$ 2 milhões, que serão investidos na construção de uma área voltada para o desenvolvimento ambiental e para a melhoria de vida das comunidades vizinhas. “A área de revitalização do Itapiracó, é importante dentro da zona urbana de São Luís. O projeto permite que ela seja preservada para todas as gerações”, destacou Othelino Neto, quando da visitação do espaço.

Ele explica que o projeto contempla além da preservação da área, o centro de preservação e educação ambiental, além de trilhas ecológicas que permitem visitação no parque. O secretário de Meio Ambiente ressaltou, no entanto, que outras ações desenvolvidas no atual governo, foram idealizadas dentro de um projeto macro para o desenvolvimento sustentável do Estado. Neste segmento, Othelino cita a criação do Parque Estadual do Mirador, onde se situam as nascentes do rio itapecuru, a estação ecológica do Rangedor e, finalmente a criação do APA Itapiracó, ainda em processo de execução.
Um dos destaques, segundo Othelino, foi a aquisição e agora, funcionamento do laboratório móvel que vai  permitir, segundo ele, mais eficiência na análise de situações de riscos, monitoramento de atuação em todo o Estado e de crimes ambientais. O seu funcionamento facilitará o processo de identificação do crime em qualquer ponto do Maranhão. “A secretaria foi estruturada e estas iniciativas foram os principais avanços da gestão”, finalizou.
O governador José Reinaldo Tavares avaliou como positiva a criação do APA Itapiracó que a partir de agora terá estrutura para receber visitantes de todas as regiões, uma vez que haverá policiamento florestal para a proteção não somente da área, mas também de todos aqueles que desejarem visitar  local. “É um marco na história do meio-ambiente do Maranhão. A partir desta parceria com a sociedade civil e com a iniciativa privada, podemos garantir a  participação direta das comunidades mais próximas”, destacou.
Acompanhando a inauguração estavam também representantes de Organizações Não Governamentais e da Alumar, estudantes da rede pública e particular, professores e pessoas das comunidades vizinhas.

Foto: Antonio Martins

Lugar: PORTOSMA
Fonte: AssimpMA
Data da Notí£©a: 21/12/2006

Untitled