Hoje é 13 de agosto de 2020, dia do Economista # Depois de sofrer a segunda derrota consecutiva, desta vez para o Atlético Goianiense por 3x0, o Flamengo ocupa até então inédita posição de lanterna do Brasileirão.
mandacaru Formula Um Papai Noel granel quimica
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar
Presidentes do Brasil
Farol de Mandacaru

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Capitania condecora novos Amigos da Marinha
A festa, com participação da Soamar, encerrou a semana dedicada ao mar e aos Marinheiros


O Capitão dos Portos com o Presidente da Soamar, na abertura da solenidade
Por Carlos Andrade, da Redação

Depois de uma  semana inteira de atividades cívicas e sociais pela passagem da Semana do Marinheiro, a Capitania dos Portos do Maranhão, através do seu Comandante, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Guerra Ricardo Achilles De Faria Mello e a Sociedade Amigos da Marinha, representada pelo seu Presidente, Jorge Afonso Quagliani Pereira, promoveram a festa solene da entrega de Medalhas e Diplomas aos novos Amigos da Marinha.

A festa, que reuniu a nata do setor portuário do Maranhão, aconteceu na noite da última sexta-feira, 15, no Salão Nobre do Residencial Recepções, no Turu. Foi a primeira solenidade desse porte sob o comando do Capitão dos Portos Ricardo Aquiles, a quem coube abrir e fechar e solenidade em nome da Marinha do Brasil, do seu comandante e do Comandante do IV Distrito Naval.

A solenidade foi aberta com o Hino Nacional Brasileiro, e, logo em seguida, a chamada nominal dos agraciados, recebidos e amedalhados pelo Comandante Ricardo Achilles de Faria Melo. Ao presidente da Soamar, a entrega dos Diplomas. Depois das entregas das homenagens, o presidente da Soamar, Jorge Afonso, leu o discurso (veja abaixo) de saudação aos novos Amigos da Marinha e agradeceu a presença de todos e das empresas patrocinadoras do evento. Coube ao agraciado Raimundo Cardoso Nogueira, discursar em nome dos novos Amigos da Marinha.

Um jantar foi servido em seguida, com direito ainda música ao vivo. Em seu discurso, o presidente da Soamar agradeceu um a um os patrocinadores da festa. São eles: Companhia Vale do Rio Doce, CVRD; Alumar; CBR; Consórcio de Rebocadores; Empresa Maranhense de Administração Portuária - Emap; Granel Química; Ogmo; Petrobras; Servporto; Servprat; Transpetro e TUG Brasil.

Os novos Amigos da Marinha são:

• Antônio Tadeu de Barros
• Carlos Guterres Moreira
• Florindo Mota Dos Santos
• Glacijone Soares Padre
• Joffre Villote
• Jorge Machado Mendes
• José Figueiredo Guedes
• José Márcio Soares Leite
• Josimar Pereira
• Marcílio de Almeida Brandão
• Mauro Roberto Souza Da Silva
• Niedja Garcia Neves Pinheiro
• Orson Antõnio Feres Moraes Rêgo
• Paulo Fernando Almeida Falcão de Oliveira
• Raimundo Cardoso Nogueira.


Para ver as fotos do evento Clique aqui

DISCURSO DO PRESIDENTE DA SOAMAR DO MATRANHÃO, JORGE AFONSO PEREIRA, DURANTE A SOLENIDADE DE ENTREGA DE MEDALHAS E DIPLOMAS DE AMIGOS DA MARINHA

Senhores recém agraciados com a Medalha Amigo da Marinha, Boa Noite,

A Soamar, conforme o artigo 1 do seu estatuto, “É uma instituição sem fins lucrativos, com douração indeterminada com personalidade jurídica própria, distinta dos seus membros, que não respondem individual ou solidariamente pelas obrigações por ela contraída”.

Tem como finalidade congregar os agraciados pela Marinha do Brasil “Medalha Amigo da Marinha”, Oficiais da Marinha (membros natos), residentes na cidade de sua sede; difundir conselhos doutrinários e culturais, principalmente no que diz respeito aos assuntos do mar e vias navegáveis, o aproveitamento dos seus recursos, sem vinculação a partidos políticos, organizações, entidades, grupos ou associações e manter estreita relacionamento com os órgão da Marinha servindo de elo entre ela e a comunidade.

Seu objetivo cultural será atingido através de complementação de uma mentalidade marítima, da ministração de palestras, seminário, conferencia, cursos da realização de pesquisa com a publicação dos resultados sobre temas de interesse da Marinha, comemoração de fatos históricos e acontecimentos cívicos de maior expressão, visando o desenvolvimento da nacionalidade brasileira, principalmente do processo educacional da juventude. A exemplo, do último dia 13, Dia do Marinheiro, foram abertas pela Marinha as comemorações do bi-centenário do nascimento do almirante Joaquim Marques Lisboa, o almirante Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil, que transcorrerá nessa data em 2007.

Este bravo militar aqui esteve em 1939-1941 defendendo nosso país na Revolução da Balaiada. A primeira Soamar foi fundada em 13 de dezembro de 1972, em santos, seguida de outras, inclusive a do Maranhão, criada em 18 de junho de 1979, graças à iniciativa dos primeiros amigos da Marinha de São Luis e do então Capitão dos Portos CC Franki José Gonçalves de Oliveira, sendo seu presidente o saudoso e brilhante historiados maranhense, Mário Martins Meireles, seguido pelos Amigos da Marinha, Eli de Jesus Gomes, Domingos dos Santos Martins Filho, Hercílio Luz Simões, Mário Flexa Ribeiro, Carlos Ramos Amorim, Ruy Ilayno Coelho de Abreu, Antonio Rufino Filho, Manoel de Jesus Pereira Bastos e, desde 15 de junho 2005, Jorge Afonso Pereira.

Considerando o importante papel desempenhado pelo Almirante Maximiliano Fonseca, Ministro da Marinha gestão do presidente General Figueiredo, desde 15 de março de 1979, em prol da sociedade de Amigos da Marinha no desejo do mais estreito relacionamento da Marinha com os Amigos da Marinha, incentivando-os a divulgar a importância do Poder Naval e as serem “sentinelas avançadas da Marinha com responsabilidade afetuosa e livremente assumida, de defendê-la e engrandecê-la”, conforme proferiu em seu discurso de despedia da primeira Convenção nacional de Amigos da Marinha, realizada em julho de 1979k no Rio de Janeiro, importante marco para a criação da maioria das Soamares, foi o Almirante de Esquadra Maximiliano Eduardo da Silva Fonseca, indicado Patrono da Soamar, tendo como data magna desde 1999, o 6 de novembro, consagrado ao Dia Nacional do Amigo da Marinha, em homenagem à data de nascimento do seu  Patrono.

A Soamar MA tem sua sede na Quinta da Vitória – Jenipapeiro, antiga residência do grande poeta maranhense Sousândrade, onde aguardamos a presença dos novos Amigos da Marinha, a fim de se filiarem a Soamar integrando os grupos de dedicados soamarinos que ao longo dos anos vem contribuindo para o bom desempenho da Soamar-MA.
Sejam bem vindos à nossa instituição, onde, de braços abertos estaremos agradando os novos companheiros soamarinos. Temos nossa história a contar e a certeza que no decorrer destes 27 anos, contribuímos para a nossa querida cidade de São Luis, Patrimônio Cultural da Humanidade.

Sabemos que a Soamar Ma, como toda instituição tem uma trajetória permeada de dificuldades, muitas vencidas, mas manteve seus altos propostos com mais ou menos méritos e sua dignidade inatacável, esperando sempre a necessárias participação dos que nela ingressarem.

A Soamar-Ma agradece a presença das autoridades e dos amigos que atenderam ao convite, e reafirma o apoio sempre recebido dos 14 Capitães dos Portos do Maranhão que acompanharam seu trajeto e dos Almirantes que comandaram o II e o IV Distrito Naval, onde a Soamar esteve presente nunca lhe faltando à colaboração e o clima de profundo respeito.


Para ver as fotos do evento Clique aqui

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Redacação
Data da Notí£©a: 17/12/2006

Untitled