Hoje é 13 de agosto de 2020, dia do Economista # Depois de sofrer a segunda derrota consecutiva, desta vez para o Atlético Goianiense por 3x0, o Flamengo ocupa até então inédita posição de lanterna do Brasileirão.
propaganda1 Papai Noel presidentesdobrasil osvaldo rocha
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar
Presidentes do Brasil
Farol de Mandacaru

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Maranhão no sistema de vigilância Epidemiológica
É o resultado de uma política ousada visando erradicar a febre aftosa do estado


Veterinários da Aged participam do treinamento
O Maranhão passou a integrar, desde o último dia 24 de novembro, o Sistema de Vigilância Epidemiológica Continental das Américas (SIVCONT), do qual fazem parte 17 estados brasileiros. Para isso a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAGRO), enviou dois técnicos para participar de um treinamento, realizado no período de 20 a 24 de novembro, no Centro Panamericano da Febre Aftosa (PANAFTOSA), no Rio de Janeiro, que capacitou ambos a operar no sistema e serem multiplicadores da informação.

Quem representou a AGED no treinamento foi o Coordenador Estadual do Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa (PNEFA), Aymoré Fernandes Dias Filho, e o chefe do PASA de Balsas, Karlos Yuri Fernandes Pedrosa.  “Durante a capacitação aprendemos a operar no sistema, e quais informações precisamos para alimentar o Banco de Dados do SIVCONT”, explicou Yuri.

De acordo com o coordenador do PNEFA, Aymoré Fernandes, as 18 unidades do PASA já estão cadastradas e prontas a prestar informações sobre ocorrências de focos ou suspeitas de doenças em animais, ocorridas em suas regionais. “O objetivo deste serviço é monitorar e melhorar o fluxo de informações, além de dar subsídios aos interessados sobre o trabalho de vigilância agropecuária do Estado. É importante ressaltar que todo o território brasileiro precisa de cobertura com informações epidemiológicas, evitando o que a gente chama de buraco negro. O objetivo é garantir a credibilidade dos organismos internacionais, a exemplo dos países e conglomerados econômicos que comercializam com o Brasil, como a Comunidade Européia e a Asiática”, esclareceu Aymoré.

Ao contrário do que se possa imaginar, ao manter as informações atualizadas sobre a vigilância agropecuária do Estado, a AGED cria um clima de credibilidade e segurança em âmbito nacional e internacional, possibilitando que grandes investidores e empresas sintam confiança em realizar operações comerciais com o Maranhão. “É um grande passo de qualidade dado pelo Maranhão que conquistou, ainda no exercício 2006, a habilitação para participar do SIVCONT,” concluiu Aymoré. Além do Maranhão, participaram do treinamento representantes dos estados do Tocantins, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Rio Grande do Sul.

Inicialmente, a AGED terá o sistema implantado em São Luís (atendendo 17 regionais) e, pioneiramente, na Regional de Balsas (operando de forma autônoma), com previsão de se estender, até o primeiro trimestre de 2007, para as demais regionais do Estado, que passarão a ser autônomas também.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: AssimpMA
Data da Notí£©a: 28/11/2006

Untitled