Hoje é 13 de agosto de 2020, dia do Economista # Depois de sofrer a segunda derrota consecutiva, desta vez para o Atlético Goianiense por 3x0, o Flamengo ocupa até então inédita posição de lanterna do Brasileirão.
presidentesdobrasil cargas e cais osvaldo rocha granel quimica
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar
Presidentes do Brasil
Farol de Mandacaru

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Sindmar e UFRRJ inauguram Centro Aquáviário
Considerado o mais moderno centro de simulação do mundo, o CSA é uma vitória do setor portuário


Momento do corte da fita de inauguração pelas autoridades
Nesta segunda feira, dia 27, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o SINDMAR inauguraram no Rio de Janeiro o mais moderno centro de simulação aquaviária do mundo. A solenidade reuniu ministros de estado, parlamentares e autoridades civis e militares. Entre eles o Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o Ministro da Pesca, Altemir Gregolin, a Deputada Federal Jandira Feghali, o Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Fernandes – representando o Ministro Sérgio Rezende –,  e o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira. Também presentes o representante do SINDMAR, Severino Almeida, o Presidente da Transpetro, Sérgio Machado, do Diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, (Antaq), e o Diretor Geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, além de autoridades civis e militares.

Antes de cortar a fita de inauguração do moderníssimo centro, o Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, disse que a ampliação dos investimentos no país requer profissionais cada vez mais qualificados. “Este setor é extremamente estratégico para o país. O homem é o centro das esferas de qualificação e capacitação. Com a inauguração deste Centro de Simulação, vamos deixar de enviar nossos profissionais para fora do país para o aperfeiçoamento”, afirmou o Ministro, destacando a iniciativa da UFRJ e do SINDMAR em converter o projeto do CSA em moderno Centro de Simulação. Por sua vez o Ministro da Pesca, Altemir Gregolin, elogiou a iniciativa das entidades em colocar em prática o Centro de Simulação. Já a Deputada Federal Jandira Feghali disse que o país será referência no mundo a partir deste projeto. A parlamentar apresentou emenda ao Ministério da Ciência e Tecnologia, a pedido da UFRJ, para a aquisição dos equipamentos do CSA.

Para o reitor da UFRJ, Aluízio Teixeira, o Centro será um grande laboratório para pesquisadores e estudantes da universidade. “O projeto é rigorosamente pioneiro. É a primeira vez que é firmado um convênio desta importância com um sindicato de trabalhadores, neste caso, o SINDMAR”, salienta. O CSA é composto por um simulador de navegação marítima interligado a simuladores de Posicionamento Dinâmico (DP), Gerenciamento de Crise e de operação e condução de máquinas navais. O Centro de Simulação apresenta hardwares e softwares de última geração. O CENTRO DE SIMULAÇÃO AQUAVIÁRIA foi viabilizado através do convênio firmado entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Sindicato, com recursos da União em um programa do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Assessoria Sindmar
Data da Notí£©a: 27/11/2006

Untitled