Hoje é sábado, 18 de agosto de 2018, dia da Revolução Cultural; dia do Estagiário; dia Mundial da Libertação Humana # Hoje tem Sampaio Corrêa x Guarani de Campinas, no Castelão, com o time maranhense buscando a vitória para sair da zona do rebaixamento.
cargas e cais internacional maritima orizon supplier osvaldo rocha
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 BP Changri-lá
 Nosso Papai Noel
 São Luis 405 anos
 Copa 2014
 C. Confederações
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Apicultura maranhense recebe investimento do BNDES
Estarão sendo investidos quase um milhão de reais em casas de extração de mel na região do Alto Turi

Recursos no montante de R$ 906,91 mil serão aplicados na instalação de um Centro Tecnlógico em Apicultura e cinco casas de extração de mel, na região do Alto Turi

A produção de mel no Maranhão, que este ano deve bater a casa das 800 toneladas, ganha reforço do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a partir desta terça-feira (19), quando será assinado, em São Luís, contrato que garante a liberação de R$ 906,91 mil para o fortalecimento da apicultura maranhense, beneficiando diretamente a região de maior produção do Estado.

A cerminônia de assinatura do contrato acontece na sede do Sebrae em São Luís, às 19 horas, envolvendo o BNDES, a Associação de Apicultores da Região do Alto Turi (Turimel), o Sebrae, como parceiro estratégico, a Fundação Banco do Brasil, o Núcleo Estadual de Programas Especiais (Nepe), prefeituras da região do Alto Turi, no noroeste maranhense, e associações de apicultores dos municípios de Santa Luzia do Paruá, Maranhãozinho, Governador Nunes Freire, Maracaçumé, Junco do Maranhão e Boa Vista do Gurupi.

Os recursos são não-reembolsáveis e serão aplicados na instalação do Centro Tecnológico Apícola do Maranhão (em Santa Luzia do Paruá) e na construção de cinco casas de extração de mel, nos municípios de Maranhãozinho, Governador Nunes Freire, Maracaçumé, Junco do Maranhão e Boa Vista do Gurupi.

Essas duas estruturas devem responder pelo incremento tecnológico no setor, beneficiando cerca de 1,2 mil famílias que hoje sobrevivem da apicultura na região do Alto Turi. Além disso, têm por objetivo "proporcionar o aumento da produção de mel e da produtividade das colméias instaladas na região, por meio do acesso à tecnologia adequada de produção", informa Marco Aurélio Abdalla, gestor do Projeto Apis no Maranhão, pelo Sebrae.

Para o evento estão sendo esperadas caravanas de apicultores dos municípios produtores, presidentes de associações e cooperativas apícolas, secretários de Agricultura dos municípios, dirigentes de sindicatos de trabalhadores rurais, representantes e técnicos de instituições parceiras na região e do Governo do Estado, como a Casa da Agricultura Familiar (CAF) e prefeituras municipais.

Produção - A assinatura do contrato coincide com a safra do mel na região do Alto Turi, onde foram produzidas, em 2004, 380 toneladas de mel. Em 2005, houve um crescimento significativo e agora, em 2006, a expectativa é de uma produção recorde, superando a casa das 800 toneladas.

De acordo com Luís Genésio Portella, gerente da Unidade de Apoio Técnico do Sebrae, "essa produção é resultado de uma soma de esforços nas áreas de capacitação, tecnologia, acesso ao crédito, estímulo à comercialização e melhoria do padrão produtivo, entre outros aspectos". O projeto Apis no Maranhão é um dos que estão sendo trabalhados pelo Sebrae sob a metodologia da Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor).

O projeto é executado pela Agência Regional do Sebrae em Santa Inês, tendo parceria de instituições como os bancos do Brasil, da Amazônia, do Nordeste, Senai, BNDES, Fundação Banco do Brasil, Secretaria de Estado da Agricultura e Universidade Estadual do Maranhão, além das associações de apicultores dos municípios de Santa Luzia do Paruá, Junco do Maranhão, Nova Olinda do Maranhão, Maranhãozinho, Governador Nunes Freire, Maracaçumé e Boa Vista do Gurupi, Governo do Estado, prefeituras desses municípios e respectivas secretarias de Agricultura.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Sebrae no Maranhão
Data da Notí£©a: 19/09/2006

Untitled