Marítimos da Libra aceitam proposta de ACT
SINDMAR recebe proposta da empresa e submete documento à votação dos tripulantes
Após a recusa da última proposta de Acordo Coletivo de Trabalho, o SINDMAR voltou a se reunir com a Libra para continuar a negociar o ACT. No encontro, que aconteceu no dia 14 de agosto no Rio de Janeiro, a companhia apresentou nova proposição para acordo com os marítimos.
De acordo com o documento ofertado, a Libra garante um bônus que substituirá as diárias de viagem ao exterior e será retroativo a novembro de 2007. O bônus desembarcado seria 85% do valor do embarcado. Assim, a diferença entre estas condições seria mantida em, no máximo, 15%. A empresa disse ao SINDMAR que o vale alimentação terá um reajuste de 70%, que também será retroativo a novembro do ano passado.
Na proposta, a companhia ofereceu a aplicação de um índice em cima da remuneração praticada, além de reduzir o regime de trabalho. Segundo a proposição de ACT, a nova relação passará a ser de dois dias de trabalho para cada dia de repouso.
O Sindicato, que é a entidade que negocia ACTs com as companhias de navegação, considerou boa a proposta ofertada pela Libra. A Representação Sindical consultou os marítimos, que através de votação democrática, decidiram por unanimidade a aprovação do documento. Assim, o SINDMAR se reunirá com a empresa em breve para assinar o acordo.
Fonte: Sindmar
Data: 18/08/2008
|